Artistas e grupos de cultura popular dos bairros 17 de Março, Farolândia, Mosqueiro e Orlando Dantas, em Aracaju (SE), terão até o próximo dia 27 para se inscrever no ‘Curta-SE Itinerante de Cinema II’. O projeto consiste na exibição de filmes e apresentações artísticas, de forma a estimular a descentralização da cultura e a valorização dos talentos locais. A iniciativa é da AVBR Produções e será realizada em março e abril.

Podem se inscrever no projeto apresentações artísticas em geral, individuais ou em grupo, de música, dança e manifestações tradicionais, assim como performances ou outras expressões ligadas à cultura popular. Para efetivá-las, basta preencher o formulário on-line disponível no perfil oficial da produtora no Instagram (@avbrproducoes) ou https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSK-Zloqz0L3RqrDuCZt-ChSMJiq4x_m4LyYIl2UjDe52gnA/viewform?usp=header.

“Há mais de 20 anos fazemos mostras itinerantes, exibindo filmes em praças, comunidades, bairros e municípios que não possuem salas de cinema. Já o projeto ‘Curta-SE Itinerante de Cinema’ surgiu em 2023, no lançamento do edital da Lei Paulo Gustavo, através do qual começamos a levar mostras itinerantes para povoados do interior sergipano, cumprindo o dever de fomentar e difundir o audiovisual nacional”, conta a produtora executiva Deyse Rocha, fazendo referência ao Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE).

*Resultado*
De acordo com Deyse Rocha, a seleção de grupos e artistas é a novidade desta segunda edição, partindo da habilidade da sétima arte de agregar e fazer circular as diversas artes. O resultado da seleção será divulgado no dia 2 de março, no perfil da realizadora do projeto. As propostas aprovadas serão remuneradas e as apresentações, todas gratuitas, ocorrerão no bairro de origem dos artistas ou grupos selecionados antes das exibições dos curtas metragens premiados nas diversas edições do Curta-Se.

*Fomento*
 A nova edição do ‘Curta-SE Itinerante de Cinema’ foi aprovada em edital municipal da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O projeto foi contemplado pelo edital nº 06 / 2025 – Conexões Culturais Fomento Aldir Blanc – Aracaju 2025, nos termos da Lei nº 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), da Lei nº 14.903/2024 (Marco Regulatório do Fomento à Cultura), do decreto nº 11.740/2023 (decreto PNAB) e do decreto nº 11.453/2023 (decreto de fomento), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju / Prefeitura Municipal de Aracaju).

Fonte: Curta-Se