Mostra Festivalzinho e Acessibilidade contemplam crianças da rede municipal de ensino de Aracaju

Na sessão especial Festivalzinho, realizada na manhã desta terça-feira, 4, como parte da programação do 24º Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-Se), alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira encheram de alegria o Cine Walmir Almeida (Cinema do Centro), localizado na Praça General Valadão, Centro de Aracaju. Também no local, a mostra Acessibilidade Nacional e Infantil foi o atrativo mais esperado pelos alunos das Emefs Professor Alcebíades Melo Vilas Boas e Olavo Bilac, que receberam com ampla expectativa a oportunidade de adentrar no universo cinematográfico de forma lúdica e educativa.

Realizado pela AVBR Produções, o Curta-Se foi selecionado pelo programa Petrobras Cultural, na maior seleção pública de cultura já realizada pela Petrobras. Com esse incentivo, a intenção de formar público e aproximar meninos e meninas da sétima arte através da apreciação de curtas-metragens, foi concretizada. “O Festival abre espaço para a inclusão das crianças na programação, que agrega mostras capazes de gerar o apreço pelo cinema”, declarou a produtora executiva do Curta-Se, Deyse Rocha.

A sessão Festivalzinho contou com a exibição de cinco curtas-metragens, entre eles a animação pernambucana ‘Lá na Frente’, dirigido por Márcio Andrade. Através do Curta-Se, a estudante Isabela Santana, do 5º ano da Emef Anísio Teixeira, teve acesso ao cinema pela primeira vez. “Foi a minha primeira vez no Festival. Eu amei. Todos os filmes foram maravilhosos. Com certeza, quero voltar aqui mais vezes”, afirmou a menina, ao acessar a sala Petrobras de Cinema. 

Para a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Pureza Monteiro, o cinema pode incentivar o gosto pela cultura e pela arte. “Pedagogicamente falando, os alunos tendem a aprender mais e a conhecer outras realidades, já que a maioria deles nunca havia tido acesso ao cinema. Trata-se, portanto, da vivência de um novo mundo”, ressaltou.

Mostra Acessibilidade

A mostra Acessibilidade Nacional e Infantil do Curta-Se 24 foi precisa na junção da cultura, da ampliação de oportunidades e do desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes. A cuidadora de crianças com deficiência, Letícia Brabec, que atua na Emef Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, aprovou o acesso de meninos e meninas ao cinema, dada a importância da interação e da familiaridade com o que envolve o audiovisual. “A socialização e a cultura ajudam muito no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na aprendizagem desses alunos, já que parte deles têm superado desafios, como a dislexia no processo de aprendizagem”, explicou a cuidadora.

Mostras, como ‘Eu e o boi, o boi e eu’, curta de animação escrito, dirigido e produzido pela pedro-leopoldense Jane Carmen Oliveira, também foram exibidas na Sala Petrobras de Cinema. Pyetra Sofia Batista, de apenas 6 anos, foi uma das alunas que saiu da Emef com amplas expectativas quanto à participação no Curta-Se 24. “Eu espero entrar na sala e encontrar uma televisão bem grande com  filmes legais”, previu a menina. 

O público pode conferir a programação completa e todas as produções cinematográficas exibidas na sala Petrobras de Cinema do Cine Walmir Almeida, nos perfis oficiais do festival no Instagram: @avbrproducoes e @festivalcurtase e no site oficial www.curtase.com.br.

Curta-SE 24

A 24ª edição acontece de 3 a 9 de novembro de 2025, em Aracaju, com mostras competitivas de curtas e longas, vídeos de bolso, trailers, videoclipes e webséries, além de uma programação especial com apresentações artísticas, debates, mesas-redondas e rodas de conversa, reforçando a pluralidade e o caráter formativo do festival.

O Festival conta com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); apoio cultural do Cine Walmir Almeida, da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa; além do apoio institucional do Ibero Fest, Avanca Film Festival, VIII Congresso das Coalizões pela Diversidade Cultural e do Fórum dos Festivais.