Ativações com cartazes personalizados, monóculos, figurinhas, totens e muita pipoca aproximaram o público do festival da energia da cultura
Com uma programação que uniu nostalgia, interação e celebração da cultura, a Petrobras e Ministério da Cultura marcam presença no 24° Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-Se 24) com uma série de ações que encantam, recepcionando o público de forma calorosa em diferentes espaços do festival. As imersões começaram logo na abertura, no dia 3 de novembro, no Teatro Tobias Barreto, com a distribuição de pipoca e brindes especiais no foyer do espaço. O jornalzinho da Petrobras foi um encanto à parte, reunindo curiosidades e conteúdos sobre o apoio da estatal ao audiovisual brasileiro em mais de 600 produções. Outro destaque da noite foi a experiência fotográfica, que permitiu aos visitantes levar para casa retratos impressos em formato polaroid ou em monóculos personalizados.
Realizado pela AVBR Produções, o Curta-Se foi selecionado pelo programa Petrobras Cultural na maior seleção pública de cultura já realizada pela Petrobras. “O apoio da Petrobras é fundamental em iniciativas que fomentem a cultura e o audiovisual. É nítida a forma como a empresa vem apoiando o cinema brasileiro. E, para as pequenas produções, esse incentivo torna-se fundamental, mostrando-se também através das interações com o público”, declarou Elaine Bomfim, uma das diretoras do curta metragem sergipano ‘Cancioneiras – Embarcações Poéticas’, exibido no Curta-Se 24.
“Essas e outras interações têm a ver com a promoção de uma experiência ímpar com o público amante do audiovisual, que de forma especial agregou ao Curta-Se a consolidação ainda mais expressiva de uma identidade voltada para a difusão das produções cinematográficas”, declarou a produtora executiva do Festival, Deyse Rocha.
Nos demais dias da vasta programação, a busca pelos copos personalizados da Petrobras se tornaram frequentes nos locais de exibições, um deles o Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa, onde grande parte das mostras cinematográficas são exibidas. Lá, a campanha ‘Fã de Carteirinha’ garantiu a distribuição de bottons, adesivos temáticos, raspadinhas premiadas e o álbum de figurinhas do festival. Tudo para incentivar a troca e a interação entre os participantes fora da Sala Petrobras de Cinema.
“É importante que a Petrobras continue investindo na cultura, o que auxilia na divulgação do Curta-Se, e na sequência, das produções audiovisuais locais e regionais, com formação de público. As ativações que a empresa disponibiliza são maravilhosas, com qualidade comprovada aqui e em outros eventos que participei”, afirmou a jornalista Clarissa Kuschnir, que fez questão de assistir às mostras competitivas exibidas na quarta-feira, 5, no Memorial de Sergipe.
As ativações promovidas pela Petrobras também alcançaram o público do Curta-Se 24, localizado na Orla de Atalaia, onde está acontecendo o VIII Congresso Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural. No local, tem sido motivo de diversão o totem de cartaz interativo que gera pôsteres personalizados de filmes patrocinados pela Petrobras a partir de fotos do público. “A iniciativa da Petrobras em trazer para Sergipe esse material é importante, junto com a ideia de imprimir o nosso rosto, o rosto do Brasil, no rosto dos personagens dos clássicos nacionais”, ressaltou a estudante de Jornalismo, Rívia Rodrigues.
Com essas iniciativas, a Petrobras tem reforçado seu compromisso com a valorização da cultura brasileira, promovendo experiências que aproximam a arte das pessoas e celebram o cinema como expressão de identidade e memória coletiva. Essas experiências poderão ser vivenciadas pelo grande público durante a realização do Curta-Se 24, que segue até o dia 9 de novembro, nos diferentes espaços.
Confira a programação completa ao acessar o www.curtase.com.br e também os perfis oficiais do festival no Instagram: @avbrproducoes e @festivalcurtase.
Curta-SE 24
A 24ª edição acontece de 3 a 9 de novembro de 2025, em Aracaju, com mostras competitivas de curtas e longas, vídeos de bolso, trailers, videoclipes e webséries, além de uma programação especial com apresentações artísticas, debates, mesas-redondas e rodas de conversa, reforçando a pluralidade e o caráter formativo do festival.
O Festival conta com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); apoio cultural do Cine Walmir Almeida, da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa; além do apoio institucional do Ibero Fest, Avanca Film Festival, VIII Congresso das Coalizões pela Diversidade Cultural e do Fórum dos Festivais.